quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Falando de BH: o circuito Niemeyer.

Foi em Belo Horizonte, na década de 40, que Oscar Niemeyer deu início ao trabalho que o tornou internacionalmente conhecido.

O prefeito da época era Juscelino Kubitschek, e aí nasceu entre eles o elo que culminou na construção de Brasília, alguns anos depois.

Nada tão monumental foi erigido na capital mineira, se comparados aos de Brasília, mas os primeiros trabalhos do arquiteto, em solo mineiro, no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, são muito mais graciosos.

O mais importante deles talvez seja a Igreja de São Francisco de Assis, com suas curvas e painel de Cândido Portinari.
 





Integrando o acervo da Pampulha, temos, ainda, a Casa do Baile (1ª foto abaixo), o Museu de Arte da Pampulha (2ª foto abaixo), o Pampulha Iate Clube e o Iate Tênis Clube. Importante destacar o paisagismo de Burle Marx como parte indissociável desses importantes trabalhos de Niemeyer.



Já na década seguinte, vieram as obras na região central, destacando-se o Edifício JK (1), a Biblioteca Pública Minucipal (2), o Colégio Estadual Milton Campos (3) e o lindo Edifício Niemeyer (4), na Praça da Liberdade.






O último marco dessa trajetória foi o recente Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, inaugurado em 2010. Além das fotos abaixo, conheça mais um pouco clicando aqui.




Curta, ainda, uma bonita sequência de fotos sobre todo o acervo arquitetônico de Oscar Niemeyer em BH: http://goo.gl/ayLmS

Continuarei a falar de BH numa próxima postagem. Enquanto isso, preparem suas malas e venham para cá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.