sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fique plugado


Quem já queimou o secador de cabelos 110v em uma tomada 220v sacode o lencinho! Tristes lembranças de viagem, principalmente se o seu secador era aquele super ultra mega turbo.

Para que isso não aconteça mais, fique atento a essa listagem:

BRASIL

Tensão 110V: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo.


Tensão 220V: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins.


MUNDO
Fonte: Astraliza

América do Sul: a maioria dos países usa a tensão de 220V, mas Colômbia, Equador e Venezuela, assim como o Brasil adotam 110-120V.

América Central: Cuba tem tomadas de 110V e 220V, e na maior parte do Caribe as tomadas são de 110-127V. Jamaica, Panamá, Haiti, Honduras e República Dominicana tem tensão de 110V, enquanto Costa Rica, Guatemala e Nicarágua tem 120V.

América do Norte: nos Estados Unidos, Canadá e México, a tensão varia de 110 V a 127 V.

Europa: praticamente unificada em relação à voltagem, todos os países usam 220V e 240V.

Oceania: Austrália e Nova Zelândia usam tensão de 230V a 240V.

Ásia: A maioria dos países tem tomadas de 220V (China, Hong Kong, Índia, Emirados Árabes, Tailândia, Tahiti, Ilhas Maldivas, Israel, Jordânia), mas Japão e Taiwan adotam a voltagem de 100V-110V. Vietnã tem ambas as voltagens.

África: A maioria dos países utilizam a voltagem de 220V (África do Sul, Egito, Angola, Congo, Tanzânia e Moçambique), enquanto Marrocos tem tomadas de 127V e 220V.

Então, sugiro adquirir um kit de adaptadores de tomada aqui no Brasil mesmo. Durante uma viagem, muitas vezes pode não ser tão simples encontrar os adaptadores necessários. Compre um, porque certamente irá salvar sua pele naquele momento que você precisa carregar a bateria da sua câmera.


Antes de viajar, passe no WhatPlug para saber como é o modelo da tomada para o onde você vai e no Eletrical Outlet para certificar-se sobre a voltagem.

Um comentário:

  1. Acabei de descobrir que o padrão adotado no Brasil não é único no mundo. Para minha surpresa, o Principado de Andorra adota o mesmo tipo de tomada. Muito útil para nós brasileiros que, ao lotarmos aquelas montanhas, não teremos que nos preocupar com adaptadores.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.