quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fernando de Noronha - roteiro (quase) completo


Escolher um lugar para ficar em Fernando de Noronha não é tarefa fácil para quem nunca foi lá.
As pousadas domiciliares acabam sendo uma loteria e os hotéis afamados cobram diárias absurdas, mesmo em baixa temporada. Achar algo in the between, que caiba no bolso e que ofereça boas referências internéticas foi nosso caminho.

Ficamos hospedados na Pousada Pedras Secas e a recomendo sem ressalvas. É muito bem localizada, atendimento impecável e bastante confortável. O serviço de transfer pousada-aeroporto está incluído nas diárias. Também podemos usar as toalhas, esteiras e guarda-sol que a pousada oferece aos hóspedes - difícil é querer carregar isso.

                                                            Deck da Pousada Pedras Secas

Foram 05 (cinco) dias na ilha e confesso: foi quase o suficiente! Na minha opinião, 07 (sete) dias é o período ideal.
Fernando de Noronha é longe de MG e muito caro... não é um passeio que se pode repetir sempre que der vontade. Então, quem vai para lá, tem que aproveitar tudo! Ademais, o mundo é muito grande e ainda desconhecido...

Sobre os passeios:
- Ilha Tour: fizemos com a Blue Marlin e foi ótimo. Um dia inteiro para conhecer todas as praias da ilha. Recomendo como primeiro passeio. Dá para ter uma visão do que é a ilha e se programar para os outros dias.
Ao invés de fazer o Ilha Tour, existe a opção de alugar um buggy e contratar o serviço particular de um guia.

Nosso grupo na Praia do Leão

- Passeio de barco com mergulho a reboque: adquirimos este passeio na pousada, foi o "passeio de barco da Marlene" que incluía o almoço na embarcação. O barco margeia toda a costa do "mar de dentro" e para na praia do Sancho (classificada como a mais bonita do Brasil, segundo a VT) para mergulho.
Achei sensacional o mergulho a reboque! Segurando uma prancha, munido de snorkel, máscara e nadadeira, você é rebocado por uma lancha enquanto vislumbra o claríssimo fundo do mar de Noronha.

Pranchas sendo rebocadas pela lancha.
Ao fundo e à esquerda, o circo fictício montado para o filme "Sangue Azul", 
que estava sendo rodado em Noronha.

- Passeio no Atalaia: esse foi aquele que eu não levava muita fé, mas me surpreendeu horrores!
As piscinas da praia do Atalaia são berço de corais, portanto vários cuidados são tomados para preservar esse ambiente frágil. Apenas um número limitado de pessoas pode mergulhar diariamente, a imersão é de 30 minutos e ninguém pode usar protetor solar ou outros produtos químicos na pele durante o mergulho. Sugere-se fortemente o uso de coletes, uma vez que só é permitido boiar nas piscinas de 0,5m para não danificar os corais.
Para chegar lá, só a pé, por trilha. A trilha curta dura 1,5h (ida e volta) e a longa 4,5h (ida e volta), mas inclui passar por mais 02 (duas) piscinas naturais.

Fizemos a trilha curta, no último dia de viagem. 
Faltou tempo para a trilha longa.

As piscinas são formadas quando a maré baixa e a retenção de peixes é enorme! Como a água é claríssima, a sensação que tive era a de estar nadando em um aquário. A quantidade e variedade de peixes é muito grande. Havia arraias, polvo e, até, tubarão.

Piscina do Atalaia

Uma grande dica para quem vai à Noronha é alugar o conjunto máscara-snorkel-nadadeira por todos os dias da estada. O valor da diária diminui quando você aluga por vários dias seguidos. E, acredite em mim, todos os passeios da ilha envolvem mergulho. Se você for como eu - amante do mar, mas mineiramente receoso - alugue o colete por todos os dias também!

Caso você esteja pensando que seu programa na ilha será lagartear no sol enquanto degusta uma skol gelada e come queijo coalho no palito, talvez seja melhor rever seus planos. Não há quiosques, não há ambulantes, não há aluguel de cadeira e guarda sol. Apesar da Eco Noronha estar investindo em infra-estrutura nas praias, tudo ainda é bastante rústico e continuará sendo, em função do bem-estar das tartarugas e seus conterrâneos aquáticos - afinal, aquele é o ambiente deles que nós temos o prazer de visitar.




Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se você lembra quanto pagou pelo aluguel do conjunto máscara-snorkel-nadadeira durante os dias que permaneceu na Ilha. Ficarei em Noronha 5 dias. Por ser mineira estou em dúvida se compensa comprar máscara e snorkel para levar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.