segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em dia com a História: Thomas Cook, o Precursor do Turismo Moderno

É certo que na Idade Antiga e na Idade Média já existiam deslocamentos de pessoas com finalidades que hoje poderíamos classificar como turísticas, mas nos tempos modernos, é o inglês Thomas Cook, um devotado religioso e vendedor de bíblias, que é considerado o precursor do turismo.
Em 5 de julho de 1841, num trem fretado, ele conseguiu transportar, de Leicester até Loughborough, um grupo de cerca de 500 pessoas, para um evento realizado por uma liga contra o alcoolismo. Foi considerada a primeira viagem em grupo da história, ainda que não tivesse interesses comerciais.
Sua primeira viagem com interesses financeiros ocorreu no verão de 1845, entre Leicester e Liverpool, chegando a editar um livreto com os detalhes da viagem. Em 1861 inaugurou sua própria agência, ainda em atividade. Também foi responsável pela implantação de um sistema de pagamentos inovador, que deu origem aos modernos cheques de viagens.
Fonte: http://anabelherrera.files.wordpress.com/2009/05/historia-y-vida-thomas-cook2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.