quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como tirar boas Fotos Noturnas

Na era da fotografia digital, confesso que sempre acreditei que a qualidade da foto estava relacionada à quantidade de megapixels que a câmera era capaz de proporcionar.
Dessa forma, quando queria melhorar a qualidade da imagem, para tirar fotos em interiores, sem flash, ou em paisagens noturnas, recorria ao recurso de aumentar a resolução para tentar captar uma melhor imagem.
Algumas vezes deu certo: puro acaso.
Na maioria das vezes, a foto saía como as que estou mostrando. E qual não é a nossa decepção ao viajar a Paris ou a Hong Kong para tentar tirar aquela foto que a gente vê nas revistas e, no final das contas, a imagem fica completamente desfocada, por mais que se tente mudar algo na câmera ou utilizar um tripé para evitar qualquer movimento.




Quando comprei um manual básico de fotografia é que descobri aquilo que a indústria sempre nos omitiu, fazendo acreditar que o aumento de número de megapixels era importante e gerando em nós o desejo de trocar de câmera a cada dois anos em busca de uma novidade tecnológica.
O que o livrinho me revelou é que as câmeras compactas são todas limitadas, e pouco importa o número de megapixels na obtenção de uma foto de boa qualidade.  Para isso, o que importa é o tamanho do sensor!
E o sensor, por ser um componente mais caro, é igual em todas essas câmeras portáteis, e essa informação é omitida por todos os fabricantes.



Se quisermos uma câmera com sensor maior, teremos, necessariamente, que adquirir uma SLR, que são aquelas câmeras mais robustas, pesadas, utilizadas pelos profissionais. O sensor delas é cerca de dez vezes maior que o das câmeras compactas, e aí está a diferença na obtenção de fotos de excelente qualidade.
Mas essas câmeras têm seus inconvenientes, pois são mais pesadas e chamam a atenção para possíveis furtos. O ideal é ter as duas, para ocasiões distintas.
Para continuar contando com as menores, a dica é fotografar muito e contar com a sorte, pois, de repente, em condições adversas, pode sair algo interessante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.