domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os Pequenos Países Europeus: Liechtenstein.



Liechtenstein é um pequeno país, encravado entre a Suíça e a Áustria, e banhado pelo Rio Reno. Possui cerca de 34.000 habitantes, em seus 161 quilômetros quadrados. Possui o sistema bancário como uma das principais fontes de renda. É um dos países com maior renda per capita do mundo.

É uma monarquia constitucional, regida por um príncipe, e que tornou-se independente do Império Romano-Germânico em 1806.


Situa-se em região montanhosa, cujas altitudes podem atingir 2.600 metros acima do nível do mar.

A capital é Vaduz, com 5.000 habitantes. Fica a 110 km de Zurique (Suíça), a 170 km de Innsbruck (Áustria) e a 240 km de Munique (Alemanha). O aeroporto internacional mais utilizado é o de Zurique. Devido às ligações históricas mais intensas com a Suíça, a moeda corrente no país é o franco-suíço.

A rede ferroviária européia não chega até o país. Se estiver vindo da Suíça, o trem chega até as estações de Buchs (7 km) ou Sargans (15 km), de onde deve-se pegar um ônibus urbano até o centro de Vaduz. Se estiver vindo da Áustria ou da Alemanha, a estação será a de Feldkirch, a 15 km.

 Vaduz é uma boa escala entre Innsbruck e Zurich

As acomodações não são baratas (dificilmente abaixo de cem euros), dado o alto nível de vida da população local. O turismo também não está entre as principais atividades econômicas.

Uma das curtições para o turista é carimbar o passaporte no Centro de Informações Turísticas de Vaduz. Maiores informações no site www.tourismus.li .

Para passear pela cidade, nada melhor do que o rápido passeio do trenzinho que percorre os principais pontos turísticos (www.citytrain.li).


E para as compras, admirar as joalherias e lojas de relógios, no melhor estilo suíço.
 
O simpático trenzinho que completa um city-tour em 35 minutos.

O Parlamento (esquerda) e a Catedral (direita).

 A casa mais antiga - Red House.

O Castelo, cujas origens remontam ao século XIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos textos e completam o debate sobre os assuntos que tratamos aqui no Viajar e Voar.
Há algumas regras importantes sobre essa seção:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondemos comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Comentários enviados são de responsabilidade de seu autor.